Aeroportos de Lisboa, Porto e Faro – passageiros em 2017


Este post é sobre situar o número de passageiros no Aeroporto de Lisboa, Porto e Faro em 2017 na evolução entre 2002/17. Apenas consideramos a Variação Anual do número de passageiros e da taxa de crescimento. A ANA limitou ainda mais a divulgação de dados e está no seu direito. O erro reside em Turismo de Portugal e ANAC não divulgarem rapidamente os números que têm a obrigação de divulgar – voltaremos ao assunto no início de Junho próximo.
Três notas sobre os profetas da desgraça:

-a procura pela oferta de turismo em Portugal é resiliente, mas quando há uma crise também a sente e isto é claro nos anos de 2008/10, segundo os casos – nada exclui uma próxima crise e cá estaremos,

-a procura não está imune a variações estruturais negativas, como a que tem lugar a partir dos anos cinquenta do século XX, quando a procura por estadias balneares nos mares do Norte se desloca para o Mediterrâneo, graças ao modelo de negócio do package holiday que democratiza o transporte aéreo para as Áreas Turísticas que então se formam – é o caso do Algarve,

-a procura também ganha com variações estruturais positivas, como a que tem lugar com o Mercado Único do Transporte Aéreo em 1993, que democratiza o transporte aéreo entre cidades da Europa – é o caso de Lisboa e Porto.



Limitamo-nos apenas a sublinhar o que tem a ver com o tema do post. No aeroporto de Lisboa:

-o crescimento em 2017 é excecional em relação ao patamar iniciado em 2014 (com grande influência da Ryanair), que marca salto qualitativo em relação ao patamar anterior – em 2017, a variação é idêntica à da Receita de Viagens e Turismo,

-o crescimento no futuro próximo parece mais condicionado pela limitação do aeroporto do que pelo mercado.

No aeroporto do Porto,

-recordamos a miséria do crescimento em 2002 e 2003, antes das companhias low cost,

-em 2015 e um ano depois de Lisboa (o efeito Ryanair começa antes no Porto), começa um ciclo de crescimento sustentado e acelerado (a variação anual cresce em cada ano, ou a segunda derivada é positiva).

No aeroporto de Faro,

-recordamos a miséria do crescimento do tráfego no início da década, quando apenas voa para Faro uma pacata companhia Low Cost, a GO Airways da British Airways, depois consolidada pela Easyjet,

-o ano atípico de 2016 acontece depois de anos de relativa estagnação que parece terem sido esquecidos, e em 2017 o número de passageiros diminui.

No caso de Porto e Faro, não nos pronunciamos sobre o futuro.

Gráfico 1 – Passageiros do aeroporto Lisboa - variação anual (milhões)




Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal, Balança de Pagamentos


Gráfico 2 – Passageiros do aeroporto Porto - variação anual (milhões)



Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal, Balança de Pagamentos


Gráfico 3 – Passageiros do aeroporto Faro - variação anual (milhões)


Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal, Balança de Pagamentos



2.Variação da taxa de crescimento

As variações da taxa de crescimento anual dão outra perspetiva da realidade que descrevemos antes.  

Gráfico 4 – Passageiros aeroporto Lisboa - variação anual em percentagem


Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal, Balança de Pagamentos


Gráfico 5 – Passageiros aeroporto Porto - variação anual em percentagem


Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal, Balança de Pagamentos


Gráfico 6 – Passageiros aeroporto Faro - variação anual em percentagem


Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal, Balança de Pagamentos



A Bem da Nação

Lisboa 30 de Abril de 2018

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário