Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Crescimento Entre 2009/2013


Este post é o segundo de uma Série de três (Primeiro, Segundo, Terceiro) que consagramos à análise da Receita de Viagens e Turismo por Mercado Emissor:

-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Evolução Entre 2003/2013,

-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Crescimento Entre 2009/2013,

-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Temas Para Debate.

 

Neste segundo post descrevemos dois aspectos do Crescimento da Receita de Viagens e Turismo Entre 2009/2013

-Importância dos Mercados Emissores,

-Detalhe por Grupos de Mercados Emissores.

 

1.Crescimento da Receita de Viagens e Turismo Entre 2009/2013 – Importância dos Mercados Emissores

*Origem do Crescimento da Receita de Viagens e Turismo Por Tipos de Mercados Emissores2009/2013
O Gráfico 1 ilustra a Origem do Crescimento da Receita de Viagens e Turismo entre 2009/2013, segundo cinco tipos de Mercados Emissores de Turismo que identificámos, divisão que explicamos no Terceiro Post.

Gráfico 1 – Crescimento da Receita Por Tipos de Mercado Emissor
(€milhões)



Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat


Comentários:
-os Mercados de Alemanha, Espanha, França e Reino Unido explicam 40.3% (€944milhões) do crescimento da Receita de Viagens e Turismo entre 2009/2013,

-os Mercados de Angola, Brasil e EUA representam 33.6% (€786milhões),

-estes dois grupos representam 73.8% (€1730milhões) do crescimento,

-o conjunto dos onze Mercados (quatro Países Nórdicos) que seguem explica apenas 15.8% (€371milhões).

Esta é parte do alicerce de estratégia para promover o Crescimento da Receita de Viagens e Turismo.

*Mercados Emissores: Valor em 2013 e Crescimento 2009/2013 
O Gráfico 2 ilustra a comparação, por Grupo de Mercados Emissores, entre a parte do Valor em 2013 (€9.250milhões) e a parte do Crescimento entre 2009/2013 (€2.342milhões). Quatro Comentários:

-a diferença entre percentagens do Rising Stars justifica a designação,

-Suspeitos do Costume e Pequenos e Médios Mercados participam mais no Valor em 2013 do que no Crescimento entre 2009/2013,

-Esperanças & Decepções e Outros mantêm a percentagem,

-vale a pena fazer uma análise por País e com recurso a modelo estatístico adequado.

Gráfico 2 – Grupos de Mercados no Valor em 2013 e Crescimento entre 2009/2013)
(milhões)
 
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

 
2.Crescimento da Receita de Viagens e Turismo Entre 2009/2013 – Detalhe por Grupos de Mercados Emissores

*Suspeitos do Costume
O Gráfico 3 ilustra o crescimento dos quatro Suspeitos do Costume: França, Alemanha, Espanha e Reino Unido.

Os quatro Suspeitos do Costume explicam 40.3% do crescimento entre 2009/2013, com €944m:

-França – não cai entre 2008/2009; recuperação rápida e sustentada – um caso de sucesso;

-Alemanha – ligeira queda entre 2008/2009; recuperação a mostrar potencial de crescimento – a caminho de outro caso de sucesso?

-Espanha – ligeira queda e ligeira recuperação

-Reino Unido – queda acentuada entre 2008/2009; recuperação que se situa entre a da Espanha e a da Alemanha.

Gráfico 3 – Receita de França, Alemanha, Espanha e Reino Unido
(€milhares)
 
Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Rising Stars
O Gráfico 4 ilustra o crescimento dos três Rising Stars: Angola, EUA e Brasil.

Os três ‘Rizing Stars’ explicam 33.6% do crescimento, com €786m:

-Angola – crescimento forte e sustentado desde 2008 (imunidade à Crise), com baixa de ritmo entre 2012/2013,

-EUA – crescimento segundo o padrão de Angola, mas a manter-se entre 2012/2013,

-Brasil – depois da queda entre 2008/2009, retoma crescimento, mas estabiliza entre 2011/2013.

Gráfico 4 – Receita de Angola, EUA e Brasil
(€milhares)
 Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Pequenos e Médios Mercados
O Gráfico 5 ilustra o crescimento dos oito Pequenos e Médios Mercados: Holanda, Irlanda, Itália, Bélgica, Suíça, Países Nórdicos, Canadá e Luxemburgo.

Os oito Pequenos e Médios Mercados explicam 15.8% do crescimento, com €371m:

-com mais ou menos diferenças e à excepção da Itália, todos os Mercados mostram queda ou abrandamento entre 2008/2009, excepto a Suíça e Luxemburgo (casos de imunidade à Crise),

-parece haver duas Ligas, com Holanda e o conjunto dos quatro Países Nórdicos a destacar-se dos outros Mercados

Gráfico 5 – Receita de Holanda, Irlanda, Itália, Bélgica, Suíça, Países Nórdicos, Canadá e Luxemburgo
(€milhares)

 
Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Esperanças & Decepções
O Gráfico 6 ilustra o crescimento dos Mercados que consideramos de Esperanças & Decepções: Áustria, China, Rússia, India, Japão, Polonia e Venezuela. 

Cada País do Grupo dos Mercados Esperanças & Decepções apresenta valores abaixo de €100m, e o Grupo explica 5.7% do crescimento, com €134m.

Começamos por considerar os novos Mercados:

-destaca-se o crescimento da Federação Russa e o eventual potencial da Polónia,

-o crescimento da China entre 2012/2013 é de 199.3% para atingir €34milhões,

-o mercado da Índia é simbólico.

De entre os Mercados tradicionais,

-Áustria e Venezuela, cada um à sua maneira, são casos à parte, 

-depois de pelo menos trinta anos de esforços, o valor do Japão em 2013 representa 26.1% do de 2003 e, com €15 milhões não tem significado.

Gráfico 6 – Receita de Áustria, China, Rússia, India, Japão, Polonia e Venezuela
(€milhares)


Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

 

A Bem da Nação

Albufeira 17 de Março de 2014

Sérgio Palma Brito

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