BEJA – A ESQUECIDA RECONVERSÃO DA BASE AÉREA E O EQUÍVOCO DO AEROPORTO


*Introdução

Desde há mais de vinte anos,

- não há Governo que tenha sido capaz de decidir uma Politica Forte e Consistente para Reconverter a Base Aérea de Beja, pela instalação de Novas Actividades capazes de criar valor para a Cidade, Região e País,

- Começa a ser criada a ideia do Aeroporto de Beja, que culmina com a construção de um Terminal Aéreo Civil (ligado a Sines por um frustrado IC8), espaço de patéticos voos charter.

Por razões que ignoramos, o actual Governo mostra uma surpreendente incapacidade em definir a Politica Forte e Consistente que, desde há mais de vinte anos, falece à Reconversão da Base Aérea de Beja.

O actual Grupo de Trabalho é a expressão mais evidente desta incapacidade.

Publicámos uma série de quatro posts que ajudam a compreender o que se passou e passa em beja, mais o que não se passará.

Esta Nota é uma Introdução a estes Posts.

O leitor mais apressado, pode limitar-se a ler o post de 30 de Maio.



*13 de Abril de 2012

Em 1986, no Diário de Noticias, publicámos uma crónica, cujo título diz tudo:

- “Um Aeroporto em Espaço Rural”.

Em 2011,

- assistimos, estupefactos, a toda a operação dos Voos Charter entre Londres e Beja,

-mais estupefactos ficámos com o apoio que o Orçamento da Agencia Regional de Promoção Turística previa para, em 2012, o repetir dos voos de Londres e o lançar de operação semelhante a partir da Alemanha.

É neste contexto que deve ser compreendido o post de 13 de Abril de 2012: um desabafo de quem está farto de cenas sem sentido e de ver Gente Boa a iludir-se e a ser iludida.

Para Acabar de Uma Vez Para Sempre Com o Aeroporto de Beja!




*28 de Maio de 2012

O desabafo de 13 de Abril criou-nos a obrigação de procurar fazer o historial do “Aeroporto de Beja” e justificar as afirmações do “manifesto” de Abril.  

Apoiado por um longo e detalhado Documento de Trabalho, surge um post de fundo sobre o assunto.

Registamos que instituições, comunicação social e pessoas boas da Região ignoram post e documento.

O Erro do Aeroporto de Beja e Como Criar Valor Com Novas Utilizações da Base Aérea




*30 de Maio de 2012

Publicado o post, lemos a edição papel do Diário do Alentejo e nela encontramos informação adicional e interessante.

Esta informação e a necessidade de comunicar a nossa mensagem a Leitores mais apressados explicam o curto post com data de 30 de Maio.

Base e Aeroporto de Beja – sejamos práticos!




*9 de Junho de 2012

A 5 de Junho, mais de seis meses depois do seu anúncio às Pessoas Boas do Alentejo, um Despacho do Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações obriga a relembrar o essencial: nova utilizações para a Base Aérea de Beja

Um último post (esperamos nós) situa a natureza e o contexto do Grupo de Trabalho, cuja Missão é, nomeadamente, “revisitar os pressupostos de procura que estiveram na base do investimento nesta infra-estrutura e propor formas de rentabilização das vertentes civil e comercial, adequadas à realidade do mercado”.

Beja – Base Aérea, Aeroporto e Despacho de Secretário de Estado


Muito provavelmente, comentaremos o relatório deste Grupo de Trabalho.



A Bem da Nação

Albufeira 5 de Julho de 2010

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário