Do Allgarve ao All to Douro - Opinião - DN - TOCA A DISCUTIR

Do Allgarve ao All to Douro - Opinião - DN





Toca a Discutir!

Nunca se discutiu o Allgarve, porque não se discute nada, E porque não se quer que se
discuta. Estou a reunir elementos para contar como foi. Falta o essencial: não
há uma definição do Programa, anualmente não há o Relatório do Assumir Responsabilidades/Prestar
Contas, por cada acção falta a Justificação de Despesas e Avaliação de
resultados, há indícios de total desperdício de fundos públicos e similares.

Tenho elementos para criticar dois factos:
·  foi ideia de um Ministro criativo, do género “tipo
porreiro com um livro de cheques sobre os contribuintes” e, na sua ausência,
foi a decadência – como contribuinte, não gostei e cada vez gosto menos,
·   o Algarve, como Área Turística, devia ter um
festival adequado à Procura Oferta – não teve, não tem, nem vai ter.

O Vale do Douro é completamente diferente. É a mais extraordinária paisagem cultural do
País e a única com possibilidade de posicionamento mundial. Fico com a ideia
que os privados não entendem o que está em causa e esturram o dinheiro deles.

A nível oficial há “uma marca regional” (Porto e Norte de Portugal) e um Polo do Vale
do Douro com uma burocracia, em vias de extinção e, como tal, apoiada pelo Dr.
Seguro.

Ou me engano muito, ou, apesar disto e contra isto, “as pessoas” (não digo “o mercado”
para evitar confusões) vão reconhecer cada vez mais Oporto and Douro Valley –
uma cidade que vale a pena visitar e um sítio imperdível.

Para terem uma ideia do desastre actual do posicionamento na Internet, googlem Douro Valley, All to Douro, visit-douro.com!

Depois vão ao que se está a tornar no novo padrão internacional: Booking.com e Tripadvisor.com!

É minha modesta opinião que devíamos discutir a o marketing “da oferta” pública e
privada e a progressiva valorização de uma marca, que, queiramos ou não, será
Oporto and Douro Valley!

Albufeira 4 de Março de 2012
Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário